Ao criar o Real Estate Club, nos inspiramos no mais alto padrão de atendimento concierge que existe no mundo: a fraternidade de Concierges Les Clefs D’Or.
Se você já teve o prazer de ser atendido por um Concierge da Les Clefs D’Or, então sabe do que estamos falando.
O primeiro post de nosso blog é uma homenagem à essa fraternidade e à sua obsessão interminável pela satisfação das necessidades do cliente proporcionando imensa economia de tempo, conforto e aconchego.
Ela é a nossa maior referência a curto, médio e longo prazo.
Apresentamos a seguir um breve histórico do nascimento de nossa categoria de serviços e da Les Clefs D’Or.
A origem do serviço de Concierge na Hotelaria de Alto Padrão
A palavra "concierge" é francesa e existem diferentes explicações sobre sua origem e significados, que podem ser "custodiar, guarda", “porteiro”, “serviçal, ajudante” e até “Comte Des Cierges”, que significa “contador de velas”, um cargo comum no século XIX designado a pessoa responsável por cuidar da iluminação e limpeza dos castelos.
Na época medieval, os concierges eram responsáveis por guardar e proteger fortificações e castelos, além de resolver problemas administrativos e oferecer suporte aos moradores.
Na hotelaria, estima-se que a palavra foi utilizada pela primeira vez no século XVII para se referir a um funcionário responsável por garantir o conforto e o atendimento dos hóspedes em hotéis de alto padrão.
Os concierges possuíam conhecimento profundo da cidade em que o hotel está localizado e podiam indicar os melhores restaurantes, lojas, passeios turísticos e outros atrativos para os hóspedes.
Com o passar dos anos, a função evoluiu e os concierges dos hotéis de luxo passaram a ser considerados verdadeiros "anjos da guarda" dos hóspedes, oferecendo uma ampla gama de serviços que vão desde a reserva de mesas em restaurantes, ajuda com questões burocráticas e pessoais até a realização dos pedidos mais exóticos ou inusitados.
Um exemplo famoso de hotel que oferece o serviço de concierge é o Ritz Carlton, que tem como lema "We are Ladies and Gentlemen serving Ladies and Gentlemen".
Outro exemplo é o Four Seasons em Paris, onde o concierge é responsável por atender as necessidades dos hóspedes antes mesmo de eles chegarem ao hotel, facilitando a estadia desde a sua reserva.
B) Les Clefs d’Or: A Confraria de Concierges Chaves de Ouro dos Hotéis de Luxo
Com raízes que remontam a 1929, a Les Clefs d'Or (traduzido como The Golden Keys) foi oficialmente fundada na França em 1952 como uma organização sem fins lucrativos baseada em dois pilares: Serviço e Amizade.
Facilmente identificados pelo símbolo das chaves douradas cruzadas em suas lapelas, os concierges que portam esta identificação são membros desta fraternidade de elite, globalmente conectada, comprometida com o desenvolvimento profissional e motivada a estabelecer novos padrões para a perfeição do atendimento aos hóspedes.
Os sete pilares dos valores da Les Clefs d'Or são:
1. No serviço através da amizade,
2. Os hóspedes vêm em primeiro lugar,
3. A rede de contatos,
4. Integridade e respeito,
5. Buscar a excelência,
6. Discrição,
7. Liderar pelo exemplo.
Antes de ganhar o direito de usar as chaves de ouro, quem aspira a se tornar um membro deve ter vários anos de experiência como concierge de hotel, passar por testes abrangentes e provar, sem sombra de dúvida, sua capacidade de oferecer serviços da mais alta qualidade.
Hoje a Les Clefs d'Or possui aproximadamente 4.000 membros trabalhando em mais de 80 países e 530 destinos, literalmente em todos os cantos do mundo, oferecendo a mais alta qualidade de atendimento às várias necessidades de seus hóspedes.
Em nosso próximo post contaremos uma breve história de como nasceu o Real Estate Club – Atendimento Concierge para Lançamentos Imobiliários.
Referências:
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